#073 - Escrever uma carta/e-mail de reclamação a uma empresa que me tenha prestado um mau serviço/vendido um bem

>> segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Na conversa com um amigo um dia deste lembrei-me que há muito tempo que tinha realizado este item da minha lista. Este mail foi endereçado à FNAC, a propósito do seu apoio a uma iniciativa de rodeo no Porto, com o qual discordava inteiramente, enviada a 4 de Setembro de 2008.

Eis a mensagem

Exm.º Senhores:
Tomei conhecimento que está previsto um "rodeio brasileiro" de 4 dias no Porto a ter lugar no Queimódromo, entre 18 e 21 de Setembro. Os Rodeios não são mais do que espectáculos de violência perpetrada sobre animais indefesos e de extrema crueldade que incluem, entre outros, laçar um bezerro, luta corpo a corpo com um novilho, montar um cavalo e um touro sem arreios. No decorrer destas actividades Bezerros são atirados violentamente para o chão causando a ruptura de diversos órgãos internos levando o animal a uma morte lenta e dolorosa. Bois e Cavalos sofrem lesões diversas incluindo distensão de ligamentos e tendões. São usados ainda choques eléctricos, esporas, substâncias cáusticas, o chamado "Sedém" que é um artefacto de couro que é amarrado ao redor do corpo do animal (sobre pénis ou saco escrotal) e que é puxado com força no momento de entrada do animal na arena. Além do estímulo doloroso pode também provocar rupturas de vísceras, fracturas ósseas, hematomas e outras hemorragias internas e, dependendo do tipo de manobra e do tempo em que o animal fique exposto a tais factores, podendo causar a sua morte. Outros dispositivos de tortura são usados para irritar e ou enfurecer os animais usados nos rodeios, com o objectivo de mostrar um bom "show" para a multidão.
Apelo por isso às Lojas Fnac e Abreu que se recusem a vender bilhetes para este Rodeio, não pactuando assim com a promoção da cultura de crueldade. Apelo também ao seu Patrocinador Oficial, Centro Comercial Dolce Vita e aos Apoiantes Porto Lazer E.M., Câmara Municipal do Porto e Consulado do Brasil no Porto que se desmarquem e retirem imediatamente todo o seu apoio a este evento e promovam o seu cancelamento, tanto mais que os Rodeios são uma actividade proibida em Portugal, de acordo com a Lei de Protecção dos Animais em vigor (Lei n.º 92/95, de 12 de Setembro) nomeadamente no n.º1 do seu artigo 1.º, quando estipula que "São proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal", tendo por isso já sido impedidas outras tentativas de realização destes eventos em Portugal.
Caso não seja retirado esse apoio, informo desde já que irei denunciar publicamente a nível nacional e internacional a sua conivência com o maltrato animal e nos casos das empresas comerciais envolvidas apelarei a um boicote sistemático e continuado que com certeza se irá reflectir nas vendas de produtos nas suas lojas.
Confiando que V. Ex.as não deixarão de corresponder a este apelo, apresento os meus melhores cumprimentos,
Atentamente,
Ana Isabel Marques Monteiro
Ramada/Portugal


2 comentários:

nice 21 de setembro de 2009 às 18:18  

Apoio seu apelo, e aqui no Brasil, muitos já foram feitos, e em vão, continuamos vendo mais esse tipo de crueldade que parte do ser humano. Mas sempre temos que continuar...parabéns pela atitude;
Quanto ao mimo que te enviei, foi feito com muito carinho especialmente para tí. Espero que possa lhe ser útil. Obrigada por responder.
Abraços do brasil

Nice

VanessaGuerra 25 de setembro de 2009 às 11:01  

por favor linda responde se recebes-te ou nao a prenda do desafio.. tenho te deixado mails mas nao sei se consegues vê-los ou nao.. beijos é urgente...